Amendoeiras

Aqui encontram-se as diferentes variedades de amendoeiras em vaso e em raiz nua de viveiro.

Os porta enxertos (GF677 ou GxN) são produzidos "in vitru" em Itália na Vitroplant, micro-enxertados em Espanha pela empresa Almeriplant, de quem somos o único distribuidor português AUTORIZADO para as novas variedades IRTA.

Variedades

GUARA

Autofértil. Entrada em produção precoce. Com capacidade produtiva alta/muito alta. Vigor de árvore médio-alto, com grande dominância apical e pouca ramificação. Porte médio, aberto com tendência ao arqueado, devido ao peso do fruto.

Época de floração tardia, mas não muito. Época de colheita final de Agosto. Variedade sensível à maioria das doenças e pragas, criando muitos problemas fitossanitários.

Características do fruto:

  • Forma: amigdaloide, com elevada % de gémeas;

  • Tamanho/peso do grão: médio;

  • Rendimento em grão: 30-33%;

  • Consistência da casca: semi-dura, mas consistente.

MARINADA

Capacidade produtiva muito alta e regular. Entra em produção extraordinariamente cedo (2º ano).

Bom comportamento em sequeiro, embora também se comporte bem em regadio, adaptando-se a compassos apertados. Apropriada para plantação em patamares. Vigor médio para manter um bom equilíbrio entre a produção e o crescimento vegetativo.

Porte semi-erecto de ramificação fraca a média, bem repartida, tornando-a muito fácil e económica na formação e poda de manutenção, especialmente em vaso. Crescimentos menos alongados e grossos dando-lhe grande estabilidade a ventos, mesmo que com grande carga de produção.

Época de floração muito tardia, posterior a Lauranne. É autofértil com bom nível de autofecundação, apta a produzir em parcelas sem polinizadoras.

Época de maturação: média a tardia nas zonas mais frias. Colheita em Setembro/Outubro.

Baixa sensibilidade a doenças. Requer especial vigilância durante a formação a possíveis ataques de cigarrinha verde, especialmente nos crescimentos mais tenros.

Características do fruto:

  • Forma de coração, de calibre médio, sem gémeas, com tamanho e peso médios;

  • Aspecto atrativo, com cobertura lisa e clara;

  • Casca semi-dura;

  • O seu rendimento é normalmente acima de 30%.

VAIRO

Autofértil de capacidade produtiva alta a muito alta, mas muito exigente em termos de fertilidade e estabilidade nutricional do solo.

CONSTANTI

Entrada em produção precoce com capacidade produtiva alta. Autofértil com bom nível de autofecundação. Vigorosa e permite manter um bom equilíbrio entre a produção e o crescimento vegetativo. Poda muito fácil incluindo formação. Porte médio-erecto. Época de floração tardia (similar a Guara) e média de colheita. Fácil de colher e limpar.

Fruto com boa valorização no mercado devido às suas características:

  • Cordiforme arredondada, quase sem gémeas;

  • Tamanho/peso do grão: médio;

  • Rendimento em grão: 25-27%;

  • Consistência da casca: dura;

  • Aspecto do grão: atrativo, com cobertura lisa e clara.

LAURANNE (r)/AVIJOR

Muito versátil e adaptada a cultura em sequeiro. Autofértil pelo que não precisa de polinização cruzada. Capacidade produtiva alta e muito regular com fruto de casca semi-dura. Entrada em produção precoce.

MARCONA E LARGUETA

Variedades tradicionais espanholas com fruto mais valorizado que podem ser fornecidas por encomenda antecipada.

OBS: Podem ser fornecidas outras variedades não especificadas com pedido antecipado.